Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acesse também nossa comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100035405&refresh=1
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Trabalhando em Grupo

Ir para baixo 
AutorMensagem
NinfetaLe

NinfetaLe


Mensagens : 36
Data de inscrição : 20/04/2010
Localização : Aqui^^

Trabalhando em Grupo Empty
MensagemAssunto: Trabalhando em Grupo   Trabalhando em Grupo EmptyDom Abr 25, 2010 2:07 am

Resolvi fazer esse mini tutor que fala de modo geral de todos os MMOS RPG pois observei em muitas pts que entrei havia problemas de coordenação do grupo(sacer querendo tankar,magos e arq morrendo direto pq mobs/boss viro etc.)o que gerava muitos fracassos;para acabar com isso leiam aki e comentem(não é o que vocês devem fazer mas sim dicas para melhorar o trabalho em grupo não so no PW mas em qual quer outro game MMO RPG)



Os combates básicos dos arquetipos(noções de combate em grupo)

Na maioria dos mmorpgs, os pequenos times são conhecidos por groups ou partys e seu limite de membros, o número de players, tem pequenas variações de jogo para jogo. Os combates em grupo nas áreas iniciais, chamadas de newbie areas ou lower levels, não são tão importantes e até mesmo podem gerar para o player menos XP( pontos de experiência necessários para se aumentar de nível) que os combates solo, porém ainda assim recomendo que o player se habitue a jogar em grupo e treine suas habilidades nestas áreas sempre que possível, pois mais para frente no jogo, não se terá tempo, por muitas vezes, de se pensar em noções básicas e perder tempo com elas, pelas dificuldades que encontrarão pelo caminho, pois o jogo vai ficando cada vez mais difícil e exigindo um player(jogador) cada vez mais habilidoso, portanto, grave as noções básicas do jogo na sua Alma.

Duas palavras que serão usadas nas próximas explicações:

a)Aggro – se alguém está com aggro, significa que o mob está atacando ele, que ele atraiu a atenção do mob para si, pode ser um único mob ou um grupo de mobs;

b)Hate – quando você ataca um mob, você ganha hate points(pontos de ódio) daquele inimigo. O player com o maior número de hate points será o que terá o aggro daquele inimigo em particular.

meu comentario: Só lembrando que curar quem está sendo atacado também gera Hate Points do atacante para o healer, mas isso será explicado melhor mais pra frente.


Nos Games MMO cada classe ou raça tem uma função,geralmente existem 4 trabalhos/funções/tarefas para os personagens dos RPGs


O tanker

O tank normalmente tem uma skill chamada “taunt” que serve para atrair os mobs e deixar seu amigos longe dos problemas, pois essa skill lhe dá mais hate points e aqui entra numa questão que falei antes, as vezes o dano do tank, quer dizer, normalmente o dano do tank deverá ser menor que o do damage dealer, porém o dano do tank junto com essa skill, o “taunt” geram mais hate points(pontos de odio ou no caso do pw de alma)pra ele e isso atrai os mobs.O dano que o tank dá junto com a maioria de suas skills, que devem ter como característica também o taunt, vão lhe gerando cada vez mais hate points. As vezes pode acontecer que os outros membros do grupo, precisem diminuir a velocidade de ataque, para o tank poder sempre permanecer na linha de frente, as vezes, você como tank precisa dizer aos seus amigos para irem mais devagar nos danos, pra você permanecer sempre com mais hate points e assim os healer só precisam se preocupar com os tankers e não com toda a party. As vezes chega a ser necessário que o damage dealer pare de atacar por algum tempo para o tank pode restabelecer a liderança dos hate points.

meu comentario: No PW, tanto guerreiro quanto bárbaro possuem essas skills. Quem está tankando deve usar elas SEMPRE e não apenas quando o mob ou boss virar (que é o que a maioria faz) claro lembrando-se sempre do cuidado com o mp. Lembre-se: o foco do mob é VOCÊ!

Lutando contra vários oponentes

Pode ser um pouco complicado e necessita de um pouco de experiência do player, pois ele terá que constantemente mudar de alvo pra manter os valores de hate points de todos os mobs direcionados para o seu char, ou seja, precisa ser o lider de hate points em todos os mobs que estão atacando o grupo, mas isso pode ser até simples se os outros membros concentrarem seus ataques num único alvo.Mas lembre-se que o healer quando cura os membros da party sempre ganhará hate points dos inimigos daquele ataque, então mesmo que ninguém esteja atacando um determinado mob, e só você esteja pra mante-lo concentrado no seu char, pode ser que subitamente ele abandone o ataque do seu char e corra pra cima do healer, por causa disto que te falei, então, mantenha uma taxa de hate points sempre em crescimento junto a todos os mobs, senão eles poderão atacar o healer ao invés de você.

meu comentario: Aqui entra um fator importante. Quem está tankando, deve usar o maior número de ataques em área possíveis, pra gerar hate points em todos os atacantes e não deixar ninguém virar. O que acontece muito é o tanker esquecer de pegar os arqueiros. Se ele não atacar o mob, ele não ficará com raiva do tanker e sim do healer que não deixa o mob matar. E se ele virar no sacer, já viu, né? Então não esqueçam de atacar todos (inclusive os arqueiros).

Linha de ataque

Mormalmente para acertar um alvo com um spell(feitiço), é necessário uma linha reta sem obstáculos(exceto players e mobs) entre quem está lançando o spell e o alvo.É importante que você como tank não se esconda em algum obstáculo ou entre em algum local fechado, pois nem os healers irão poder te curar e nem os damage dealers irão poder atacar seus alvos, pelo fato de você os atrair(mobs) para este local, que está fora da linha de ataque e mesmo, de cura.

Damage Dealer

É importante que todos os damage dealers do grupo concentrem o poder de ataque num único alvo e assim, matem um mob por vez.É muito importante que os inimigos morram o mais rápido possível.Contudo, é tão importante quanto matar rápido, não pegar o aggro, pois os damage dealers não podem, normalmente receber muita pancada dos mobs. Se você morrer, o grupo como um todo irá dar menos dano nos mobs e isto pode ter como consequencia para o grupo, não conseguir matar os mobs rápido o suficiente a ponto de sobreviver. Mesmo que você não morra, o healer terá que curá-lo constantemente para lhe manter vivo de um ataque dos mobs e isto irá gerar hate points para o healer, fora que ira consumir muita mana dele também, ou seja, ser atacado sendo um damage dealer é perder duas vezes em se tratando de grupo.
Um truque para evitar o dano dos mobs é em cada novo ataque, esperar um pouco para o tanker acumular hate points para só então começar a atacar aquele mob. Quanto tempo você vai ter que esperar depende das circunstâncias e do poder de ataque/skill de taunt do seu tank. Tente encontrar um equilíbrio entre poder causar bastante dano nos mobs e evitar ser atacado quando estiver jogando em grupo.( e pensar que já vi o caso do arq usar tempestade de flecha sem avisar,depois que o boss virá nele e quase o mata ele briga com sacer e diz que É LEI QUANDO ARQ USA TEMPESTADE SACER TEM QUE CURA-LO fiquei horrorizado com a falta de educação e surpresso com essa estrategia suicida)
Lembre-se de preservar sua mana, é importante lembrar que não é necessário lançar um spell(skill) em cada bicho que você atacar, outro grande erro é lançar um spell poderoso num mob que está quase morrerndo, isto seria uma perda de poder de ataque, fora o desgaste da mana/energy e isto no decorrer da batalha pode fazer toda a diferença.Lembre-se, isto não é uma competição pra saber quem causa mais dano, preserve a sua mana/energy.

meu comentario: Aqui senhores, é fundamental o Damage Dealer saber jogar. O foco do Damage Dealer (ou Nuker) deve ser SEMPRE os que estão quase mortos. O nuker deve matar se possível, sempre em 1 hit. Isso em TW é importantíssimo, pois como quase todos usam amuleto, não compensaria um nuker ter que atacar 2 vezes. Isso porque o amuleto pode rodar e o player, ao te ver, pode te stunar e tal, o que pode te fazer morrer antes da hora. Elemento surpresa é fundamental aqui. Lembre-se: o morto NUNCA pode te ver. Quando ele tentar fazer alguma coisa, já tem que estar morto.

Healer

O maior segredo do healer é descobrir o “tempo certo” de quando curar e de quando não curar e isto será necessário saber, pois se você curar muito rápido os inimigos(mobs) irão correr para cima de você e se você curar muito devagar, diga adeus ao seu tank, pois ele vai morrer, então o trabalho do healer é muito focado na hora certa de curar e de não curar e isso exige muita atenção do player.
A hora certa de começar os trabalhos do healer é quando não existe nenhum inimigo por perto, então solte no seu grupo todos os buffs de proteção que tem, todos os buffs que reduzem dano que você tenha disponível em todos os membros do grupo, logo antes de entrarem no combate.Na maioria dos jogos, parece que os buffs não atraem o aggro, então, em relação aos buffs, vc poderá renová-los durante o combate, mas se no seu jogo o aggro acontece também por causa do buff e não apenas pela cura, então evite buffs durante o combate. A comunicação do healer é importante no combate, então não hesite em avisar aos membros do grupo, para diminuirem o ritmo de ataques para você, como healer poder se reestabelecer, renovando sua mana, por exemplo. Também avise assim que estiver preparado para mais combate e assim, as tarefas se tornam muito mais coordenadas.
Lembre-se que normalmente o momento de começar a curar é no meio da batalha e não assim que ela se inicia(véu das sombras ou sutra fisico/magico), pois, quando o combate já está pela metade, o tank já detém todos os hate points necessários e suas curas não irão atrair os mobs para você e muitas vezes vezes este é um grande erro dos healers, pois quando o grupo está se aproximando do grupo para combater, muitos healers começam já a curar o tank e isto desvia todos aqueles mobs que estavam indo na direção dele, direto para o healer, o que, na maioria das vezes, é morte certa, por isso, não caia na tentação de curar precipitadamente, pois lembre-se, o tank está ali pra aguentar pancada.
A dica final para o healer é que as maiores curas são feitas no tank e as pequenas curas nos damage dealers e spell casters pois isto irá preservar sua mana e diminuir o acúmulo de hate points para você, pois distância dos mobs é fundamental para realizar bem o seu trabalho.

meu comentario: Prestem atenção sacers no que eu vou dizer agora. Primeiro, não entendam errado a parte de não curar antes da batalha. O que o texto diz, seria melhor escrito como: "Não cure o tanker antes da batalha se o mob já percebeu a presença do grupo". Em alguns bosses (99%) você deve lançar algumas Preces da Calma antes, pois é fundamental que o tanker esteja sendo curado enquanto levanta os hate points do boss. Ou seja, o boss NÃO vai te ver curando no começo, pois você curou antes e assim não vai virar em você. Então, lance as preces da calma, espere um pouquinho e então volte a curar. Outra coisa, não usem muitas curas em área, pois você estará gerando hate points em vários mobs o que aumenta a chance de um deles virar em você(claro em caso de boss com ataque em área devem usar). E por último, não cure sem parar, pois isso gastará mais mp do que precisa e fará o tanker pensar que aguenta mais dano do que realmente ele suporta. Façam assim: comecem curando na velocidade máxima e vai diminuindo aos poucos. Quando você ver que o HP do tanker começou a diminuir, então aumente um pouco a velocidade. E em bosses, nunca economizem pots de mp,ok?(po fresco é uma potion nub que você pode usar nos bosses,ela melhora a taxa de recuperação de mp em 50 pontos em 10 minutos;Já vi muitos sacers usando elas);não é que sacer não deve atacar mas sim deve dar preferencia a cura do tanker,mas caso consiga curar e ainda achar tempo de atacar fique a vontade(é nessas horas que eu acho falta de + ataques continuos dessa classe)

Crowd controller

É o Crowd controller que toma conta de inimigos que não estão sendo atacados pelo grupo, de inimigos que estão fora do poder de ataque do grupo, mas que estão atacando o grupo. Normalmente o Crowd controller coloca este inimigos pra tirar um cochilo, congelam, stunam, para deixá-los inaptos momentâneamente para o combate. É um trabalho difícil, pois o player precisa de bons reflexos e a habilidade de se adequar as diferentes situações, fora ter uma visão geral de todo o combate para identificar o mob que precisa ser paralisado.Depois de realizar seu papel podem ajudar no dano nos bosses.

meu comentario: No PW, os integrantes desse grupo são os guerreiros. Em algumas adaptações, as feiticeiras podem fazer algo semelhante, pois como luradoras, elas podem chamar apenas um mob por vez, o que em alguns casos executa a mesma função. Essas pessoas têm uma função muito importante no grupo que é de "salvador de sacers", stunando aqueles mobs (principalmente arqueiros) que não foram atacados pelo tanker e impedindo eles de virar no sacer.

Lembrem-se: Educação,respeito,entrosamento e trabalho de equipe é tudo para o sucesso de uma pt.Se não deu certo o que estavam fazendo a culpa não é de fulano(geralmente o pessoal fala do sacerdote nessa parte=P)nem de ciclano mas sim da pt =P
Ir para o topo Ir para baixo
 
Trabalhando em Grupo
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cla UrUbUs - Level UP Cygnus :: Tutoriais e Dicas-
Ir para: